quinta-feira, agosto 31, 2006

Tarefa de aula - 31/08

Corpo e Ciberespaço

1º Exercício

Encontrar, na internet, um exemplo de CIBORGUE e um exemplo de PÓS-HUMANO. Analisar como essas “novas” relações com o corpo influenciam a comunicação.

Ciborgue: "Muito Especial" - Segundo estudiosos da atualidade, ciborgue é todo corpo que se beneficia de algum suporte tecnológico para efetuar uma tarefa ou viver. Nesse pequeno informe linkado acima, é mostrado uma notícia de um jovem indenizado pela perda de um membro de seu corpo. Junto a matéria há uma foto do mesmo com uma prótese. A prótese é um suporte que o auxilia o manuseio do dia-a-dia, portanto, o jovem é considerado um ciborgue.

Pós-Humano: "Releituras / Mário Quintana" - O poeta Mário Quintana já é falecido há um tempo, porém suas obras ainda permanecem e fazem com que o mantenha vivo na memória das pessoas. Pelo fato de suas criações ainda existirem e estarem disponíveis, pode-se considerar Mário Quintana um imortal. É um exemplo de Pós-Humano.

Esses tipos de relações estabelecem com o corpo uma conexão, tornando-se extensões e auxiliando trabalhos.

2º Exercício

Construir um AVATAR de si mesmo e outro de um colega. Explicar como os avatares são baseados na IDENTIFICAÇÃO.

Avatar "Lucas Schuch"


Os avatares são projeções das pessoas, tanto em formatos virtuais como em pseudônimos. Eles geralmente são representações de algumas das maneiras de como as pessoas se vêem ou de como gostariam de ser vistos. De repente isso também pode ser visto como uma forma de deturpar nossos defeitos e ludibriar nossa mente para algo que não somos.

3º Exercício

Acessar http://www.thepalace.com (chat). Analisar como os avatares influenciam o processo de comunicação.

Os avatares, de certa forma, ajudam a aproximar as pessoas de uma forma não-convencional. Elas costumam se espelhar em algo que admiram ou desejam ser para estabelecer um elo com alguém ou um público por afinidade, porém essa aproximação se dá através da virtualização de seus melhores seres, a exemplo na internet. É uma maneira com forte tendência a aumentar na quantidade de relacionamentos, pois, escondidos atrás de pseudônimos as pessoas se encorajam e tomam uma postura mais ousada, coisa que não aconteceria se fosse em presença física. No entanto esse tipo de interação perde muito em essência fazendo parecer não haver sinceridade omitindo reais valores.

Um comentário:

marketing na balança disse...

Lucaaas! hiahaiiauha
gostei do meu avatar! #)
Mas.. qdo tu me viu de toca?!
iahiuahiuaiua :PPP
to brincando!! ;***