1º exercício
Em grupos de 4 pessoas, escrever 4 textos coletivos em http://www.co-link.org/ . Cada texto deve ter, pelo menos, 4 links.
"Motivo para (des)gostar" - Lucas Schuch
"Tarde para Aproveitar" - Aline Reinhardt
"Cidade Fantástica" - Jennifer Morais
"A Caminhada do Campeão" - Marcos Leivas
2º exercício
Baseado na sua experiência no texto coletivo, responder:
· Qual modelo de rede pode ser aplicado para o exercício? Explique.
Nesse exemplo prático de aula, no meu ponto de vista, o modelo de rede usado foi o de Redes Igualitárias, pois os grupos se deram por proximidade, não houve preferência na escolha dos integrantes. Pode-se afirmar isso visto que nenhum aluno trocou de lugar para a realização do trabalho.
· O co-link pode ser considerado uma forma de CMC? Explique.
O co-link pode ser considerado uma forma de comunicação mediada pelo computador pelo simples fato de ser possível inserir links nos textos. Isso o otimiza e permite uma comunicação e participação entre o leitor e o autor pela associação de links a que o texto está exposto.
· Quais características do hipertexto estão presentes?
Não-Linearidade: Apesar de o texto original ser criado e estar exposto naquele espaço, pode ser adicionado junto a ele novos caminhos que podem dar outras opções a quem lê. Os links criam alternativas ao leitor para seguir qualquer caminho.
Modularidade: O texto beneficia-se dessa soma de informação que a Não-Linearidade o proporciona, caracterizado pela escrita coletiva, que permite uma interação de quem lê com quem cria para, no fim, com a associação de informações, fazer do texto algo uniforme.
Estrutura de Rede: Essa ligação que associa os links adicionados com o texto cria elos, nós que tornam-se ramificações que nos levam a várias citações na web, criações que os transformam em uma rede por essas interligações.
· A escrita coletiva poder ser uma forma de inteligência coletiva (Lévy)? Explique.
Informação é conhecimento. Partindo dessa afirmação, pode-se dizer que sim, pois a escrita coletiva nada mais é do que um exemplo de adição e troca de informação. A interação permite a informação e esse tipo de escrita, permitindo a interação, acrescenta conhecimentos múltiplos sob pontos de vista diversos, muito mais produtivo do que uma escrita isolada, sem participação.
quinta-feira, agosto 24, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário