quinta-feira, setembro 28, 2006

Tarefa de aula - 28/09

Apropriação, Desvio e Despesa Improdutiva

1º Exercício

Procurar, na internet, três exemplos de cada um dos ítens abaixo:

* APROPRIAÇÃO

Vale1Convite
Mercado Livre
Fiat

* DESVIO

Orkut
Kazaa
Fotolog

* DESPESA IMPRODUTIVA

Fliperama
Claro
Mundo Canibal

Explicar porque são formas de apropriação.

São formas de APROPRIAÇÃO porque, como diz o nome, apropriam-se da tecnologia para um uso determinado: divulgação, interesses individuais, criminosos, não-convencionais, prazerosos, ociosos e mercadológicos.

2º Exercício

Visitar:

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk

- Olhar arquivos de páginas hackeadas;
- Olhar entrevista com o grupo PIRATES OF NETWORK;
- Olhar entrevista com delegado da Polícia Federal sobre crimes virtuais.

http://www.astalavista.com

- Buscador "underground"

3º Exercício

Responder de acordo com observado no 2ºexercício.

A) Como a atividade de HACKERS e CRACKERS é refletida pela ideologia CIBERPUNK?

A origem dos ciberpunks vem da denominação aos punks da década de 70, com atitudes que escandalizavam os moralistas por sua vestimenta e ideologia, tinham um estilo de vida alternativos e um posicionamento contra o sistema e as regras da sociedade. Nos dias de hoje esse tipo de atitude também é vista na internet, mas mais pela ideologia e atitude liberal, através de usuários chamados de Hackers e Crackers. Eles pregam o uso de softwares livres e defendem que a informação deve ser de conhecimento geral, e não exclusivos para alguns. Esses punks da nova era (hackers e crackers) são dotados de conhecimentos cibernéticos e costumam invadir sistemas de empresas apenas para vasculhar, conhecer e divulgar as informações ocultas ao resto das pessoas. Essas informações escondidas dos olhos do mundo torna a maioria das pessoas prisioneira do sistema, e o que eles querem é a alforria desse conhecimento.

B) A atividade dos CIBERPUNKS é necessária à cibercultura? EXPLIQUE.

O problema é que a legislação nos impõe regras que nos cegam, tornando-nos ferramentas maleáveis demais para o sistema nos manipular. O que os ciberpunks querem é dar-nos a visão e sermos auto-críticos. No fim das contas o que eles fazem é ilegal, realmente, porque o sistema quer que continuemos aprisionado, somando ao nosso conhecimento só que lhes interessa. Porém eles agem ilegalmente para um bem maior. A informação não deve ser restrita somente à alguns privilegiados que ainda ousam nos controlar e a internet é a melhor ferramenta para isso, pois o vasto campo de informação que temos em nossas mãos é mal utilizada pela maioria. Portanto vejo como necessária a atividade dos ciberpunks à cibercultura.

Nenhum comentário: